Logo

OBJETIVOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

1. Objetivo Pessoal: Dar sentido a vida.
Cultivar juntos a espiritualidade do seguimento de Jesus de Nazaré através do estudo do evangelho, para dar sentido verdadeiro à vida

2. Objetivo Eclesial: Rede unida de grupos e comunidades.
Transformar cada vez mais as nossas paróquias em redes unidas de grupos e comunidades . Que elas sejam eclesiais , acolhedoras, missionárias, proféticas, indo ao encontro de todos, especialmente da juventude, das pessoas afastadas , dos pobres e dos necessitados.

3. Objetivo Social: Vida solidária e dignidade para todos
Trabalhar unidos em mutirão para que cresça em Sobradinho uma sociedade justa, sóbria, fraterna, cuidadosa da natureza, casa de todos, sendo assim, cada vez mais, a cidade da paz e da vida.

 

 

ORAÇÃO PELAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Pai Santo,
Obrigado pelo Jubileu de Ouro desta Paróquia, que deu origem a
todas as outras Paróquias de Sobradinho.
Obrigado pelas muitas pessoas que aqui passaram fazendo o bem.
Que as SMP sejam um tempo especial de transformação e conversão para todos.
Jesus, Mestre e Senhor, queremos te conhecer mais de perto para te amar, seguir e testemunhar a todos, dando assim sentido verdadeiro à nossa vida.
Divino Espírito Santo ilumina nossa mente, aquece nosso coração, para transformar nossas Paróquias em comunidades vivas e unidas.
Que elas sejam eclesiais, ministeriais, proféticas, missionárias, indo ao encontro de todos, especialmente da juventude, das pessoas afastadas, dos pobres e necessitados.
Dá-nos força e sabedoria para construirmos juntos, aqui em (cidade), uma sociedade justa e fraterna, sem violências e sem divisões, cuidadosa com a natureza, casa de todos.
Virgem Santa, Senhora de Fátima, Mãe dos Migrantes, protege junto com Bom Jesus os nossos passos na caminhada da paz.

Amém! Assim Seja!

 

SANTAS MISSÕES POPULARES
O que é?

Pe. Daniel Higino Lopes de Menezes

Aproxima-se a data do primeiro retiro. Muitos se perguntam o que são as Santas Missões Populares (SMP). Alguns acolhem com muita esperança e entusiasmo, outros com certa suspeita se essa experiência dará certo. O poeta canta “é festa de Deus, é festa do Povo”. O que acontecerá em nossa paróquia nesse ano jubilar e nos próximos? O convite nesse tempo consiste em assumi-lo como tempo de graça e fé. Atitude exemplar aprendemos de nossa padroeira mãe de Jesus: “Seja feita a vossa vontade”. Deixemos o Espírito Santo impulsionar as nossas ações, pensamentos e coração para acolhermos a novidade e fazer acontecer em nossa cidade a manifestação alegre e festiva de Deus que conduz a nossa história.

Pe. Luís Mosconi, no livro a respeito das SMP, para definir o que estas são, trata daquilo que não são. As Santas Missões Populares não são:

a) "Uma simples nova técnica pastoral;
b) Um trabalho pastoral paralelo, a ser acrescentado em nossas agendas já lotadas;
c) Uma mexida qualquer, sem rumos e objetivos;
d) Uma espécie de pesquisa religiosa para saber quem é batizado, casado, quem frequenta a Igreja, quem paga o dízimo;
e) Um conjunto de palestras para corrigir erros ou divulgar normas morais;
f) A solução mágica de todos os problemas;
g) Uma espécie de supermercado de produtos religiosos com promoções especiais;
h) Um conjunto de ritos e práticas religiosas com muita gritaria e barulho"

Assim não sendo, definimos como:
a) Tempo especial de missão. Despertar da consciência missionária da Igreja.Reforça-se nesse tempo a natureza missionária da Igreja. Não podemos reduzir a tarefa a qual Jesus chamou todo o Povo de Deus apenas aos ministros ordenados e religiosas/os. Todas as/os batizadas/os, de algum modo, recebem o convite de Deus e são enviados para anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus. Recordamos nesse período que a Igreja de Cristo, ao restringir suas atividades apenas à manutenção das estruturas internas, estará fadada ao fracasso. Urge acolhermos o convite do Senhor e nos colocarmos em situação permanente de missão.
b) Renovação eclesial capaz de provocar a “conversão pastoral de nossas comunidades” que, segundo o documento de Aparecida, “exige que se vá além de uma pastoral de mera conservação para uma pastoral decididamente missionária” (DA 370). Em outras palavras, as Santas Missões Populares contribuem para o fortalecimento das relações pessoais, maior abertura para o diálogo, redescoberta da profecia e do serviço e a descentralização das estruturas. Torna a Igreja sempre mais dinâmica, participativa e ministerial.
c) Retiro espiritual popular. Baseia-se na espiritualidade libertadora assumida através do seguimento de Jesus, no aprofundamento dos Evangelhos, na vivência do mistério da Trindade, que suscita comunhão e participação, no compromisso com os excluídos e na abertura à manifestação do Espírito na vida da Igreja.

Fonte: http://smpsobradinho.blogspot.com/p/smp.html